IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

IR 2023: Posso deduzir cursos de idioma e atualização profissional?

Selo Imposto de Renda ? Educação - Orlando
Selo Imposto de Renda ? Educação Imagem: Orlando

Diana Ribeiro

Colaboração para o UOL, de São Paulo

17/05/2023 04h00

Os cursos livres não são dedutíveis no Imposto de Renda. No entanto, se forem comprovadamente necessários para que o profissional exerça sua profissão, poderão ser deduzidos como despesas no livro-caixa.

O que você precisa saber?

De forma geral, os gastos com educação são dedutíveis apenas referente ao ensino regular, como despesas com escola e faculdade. Os cursos livres, de idiomas e atualizações não são dedutíveis como despesas com educação.

No entanto, há exceção. Gustavo Hamoy, contador e diretor executivo da NTW Juruti, explica que se for comprovado a necessidade daquele curso de atualização para o exercício da profissão, os gastos poderão ser deduzidos como despesas no livro-caixa.

O campo livro-caixa está disponível na ficha "Rendimentos Recebidos de Pessoa Física/Exterior". É necessário ter documentação que comprove a veracidade dessa despesa, tais como recibos de pagamentos. Todos os documentos devem ser guardados por, no mínimo, cinco anos.

A dedução dos gastos com educação é limitada a R$ 3.561,50 por pessoa (titular, dependentes e alimentandos).

Quais gastos com educação podem ser deduzidos?

  • Ensino infantil (creches e pré-escolas)
  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Ensino profissionalizante ou técnico
  • Graduação
  • Pós-graduação
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Curso de especialização

Quais gastos podem ser deduzidos no IR 2023?

Além dos gastos com educação, despesas com saúde, previdência privada e dependentes também são dedutíveis. Veja como pagar menos imposto ou ganhar mais restituição.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.