Guarapan, Brahma Refresh: veja produtos que só existem em alguns lugares
No Norte e no Nordeste, você pode lavar sua roupa com o detergente Ala. Em Belo Horizonte, tomar um Guarapan e no Rio Grande do Sul, um Charrua.
Todas essas marcas não pertencem atualmente a pequenas empresas locais, mas sim a gigantes de seus segmentos que apostam na regionalização para ampliar seu mercado, como Coca-Cola e Unilever.
Além de serem donas de marcas regionais, algumas empresas também desenvolvem versões de seus produtos pensando especificamente no público de uma região, caso do Rexona e da Brahma, por exemplo.
Confira algumas dessas marcas e produtos.
-
Guarapan
A Coca-Cola tem uma marca regional de refrigerante, o Guarapan, que é à base de maçã. A bebida é vendida principalmente em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).
-
Rexona Erva Doce e Men Impacto
Rexona, marca que pertence à Unilever, anunciou o lançamento de dois desodorantes especificamente para o público do Nordeste: Rexona Erva Doce e Rexona Men Impacto, que tem fragrância de "cítricos e hortelã".
De acordo com a empresa, esses odores agradam o olfato dos nordestinos. "Por ser uma região mais quente, percebemos que lá os consumidores buscam por fragrâncias mais refrescantes", afirmou em nota.
Os novos desodorantes serão vendidos em todo o Brasil, mas terão "foco de distribuição no Nordeste". -
Tuchaua
Em junho, a Coca-Cola lançou a Fanta sabor guaraná. Com isso, a empresa passou a vender oito marcas diferentes de refrigerantes de guaraná. Os únicos que são vendidos em todo o país, porém, são a Fanta e o Kuat. Os demais são regionais.
Na região Norte, há o Tuchaua, que tem uma versão escura e outra clara, chamada Tuchaua Champ. Só em Belém e Manaus são vendidas 10 milhões de caixas da bebida por ano, de acordo com a empresa. -
Brahma Refresh
Também pensando no clima quente das regiões Norte e Nordeste, a Ambev fez a Brahma Refresh, versão da cerveja que é um dos carros-chefe da companhia.
Segundo a empresa, a bebida é mais leve e suave, para ser mais refrescante e atrair os consumidores locais. -
Guaraná Jesus
Uma das marcas regionais da Coca-Cola no Nordeste é o Guaraná Jesus, original de São Luís (MA), mas vendido também em outros Estados da região, em São Paulo e em Brasília, de acordo com a empresa.
-
Simba
Outro guaraná da Coca-Cola encontrado no Nordeste é o Simba, que também é vendido no Sudeste. Segundo a empresa, ele é uma opção mais barata de refrigerante, disputando mercado da classe C.
-
Detergente Ala
Os novos desodorantes da Rexona não são a primeira aposta da Unilever na regionalização como forma de aumentar as vendas.
Lançada em 1996, a marca de detergentes Ala foi desenvolvida para o público do Norte e do Nordeste, após pesquisa com as mulheres dessas regiões, segundo a empresa. -
Taí
A Coca-Cola ainda vende o Taí, que já foi um produto nacional, mas que hoje tem foco de vendas no Sudeste.
-
Fofo Azul do Céu
No Nordeste, o amaciante Fofo, que também é da Unilever, leva o nome de Fofo Azul do Céu. Segundo a empresa, a fórmula da versão é diferente da tradicional, vendida no restante do país, porque é produzida em outra fábrica, com particularidades nos processos de produção. "Porém, ambas foram desenvolvidas para entregar os mesmos resultados", afirma a empresa.
Além disso, a versão Fofo Cheirinho de Bebê também muda de nome no Nordeste, onde é conhecida como Fofo Carinho de Bebê. -
Charrua
No Rio Grande do Sul, a Coca-Cola vende o Charrua, guaraná que leva o nome de uma tribo indígena gaúcha, de acordo com a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.