IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Juros devem subir hoje, e você pode ganhar investindo na renda fixa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rafael Bevilacqua

03/08/2022 09h37

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

O Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne nesta quarta-feira (3) para decidir a taxa básica de juros, também conhecida como Selic. As estimativas do mercado apontam uma elevação de 0,5 ponto percentual, o que levaria a taxa para o patamar de 13,75% ao ano.

O principal fator de incerteza no momento é se esse aumento dos juros seria o último do atual ciclo de alta, iniciado em março do ano passado, ou se podemos esperar novas surpresas na próxima reunião.

Com as projeções para este ano sinalizando que a inflação deve ficar acima da meta, existe ainda a possibilidade do anúncio de uma nova alta dos juros da mesma magnitude na reunião que ocorre entre os dias 20 e 21 de setembro.

Contudo, o IPCA - índice oficial de preços ao consumidor - tem dado sinais de arrefecimento, principalmente com o recuo dos preços dos combustíveis. Na segunda-feira (1º), o mercado reduziu a projeção para a inflação em 2022 de 7,3% para 7,15%.

De qualquer forma, a tendência é que os juros permaneçam na casa dos dois dígitos neste ano e no próximo, criando inúmeras oportunidades em investimentos de renda fixa, tão seguros quanto a poupança.

O investidor com perfil mais conservador pode se beneficiar dos juros altos investindo em ativos cuja rentabilidade está atrelada à Selic ou ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), como o título público Tesouro Selic ou os fundos DI oferecidos por bancos e corretoras, que muitas vezes pagam mais de 100% do CDI.

Trata-se de uma janela de oportunidade que não pode ser ignorada, é certamente um ótimo momento para investir em renda fixa.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes UOL, que têm acesso integral ao conteúdo de UOL Investimentos): informações sobre o resultado histórico da Uber no segundo trimestre de 2022.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

**********
NA NEWSLETTER A COMPANHIA

A newsletter A Companhia analisa se vale investir na CCR, empresa que é uma das líderes em concessões rodoviárias no país. Com o reaquecimento da economia, ela tende a se beneficiar diante do uso maior das estradas para escoamento logístico — o que aumenta a receita com pedágios. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.