Opinião

Você sabe montar uma carteira de investimentos?

Quando você realiza diversos investimentos, seja em fundos, ações, ou títulos da renda fixa, e quer uma análise da combinação deles, dizemos que você quer analisar sua carteira de investimentos. Mas já parou para pensar o que influencia a construção de uma boa carteira?

Ela dá uma visão geral de como seu dinheiro está distribuído e o saldo total que ela possui. Uma carteira deve seguir o que chamamos de alocação de investimentos, que é o quanto cada estratégia de investimentos representa do total da carteira do investidor.

As alocações de investimentos são definidas por especialistas do mercado financeiro. Após uma análise aprofundada sobre as diversas estratégias existentes no mercado (renda fixa, ações, fundos imobiliários, juros, moedas, ouro, entre outros), eles buscam construir uma diversificação para que o investidor consiga melhorar a eficiência de sua carteira, que é medida através de indicadores que relacionam o retorno e o risco esperado desses investimentos.

Uma estratégia é construída tendo em vista um horizonte de longo prazo. São consideradas as características de risco e retorno das diversas classes de investimentos. A tática olha atentamente para o momento e para as tendências que estão sendo exibidas no mercado.

Como definir uma alocação de investimentos na prática?

Em uma alocação são definidas as expectativas de risco e retorno para cada uma das classes de investimentos consideradas.

Existem dois tipos de alocação, a alocação estratégica e a tática. Na primeira, são levados em consideração dados históricos de longo prazo que posteriormente serão usados para uma modelagem estatística, enquanto a alocação tática se utilizará desse resultado aplicando modificações que visam o curto prazo.

Uma das modelagens estatísticas mais utilizadas foi a criada por Harry Markowitz. Ela é conhecida como Teoria Moderna de Portfólios, e revolucionou o método de elaboração de carteira de investimentos, rendendo a ele o prêmio Nobel de Economia em 1990.

Essa teoria se baseia na correlação entre os ativos e na formação de infinitas carteiras com diferentes retornos para cada nível de risco, buscando uma otimização de risco e retorno. Assim, facilitando a identificação das carteiras mais eficientes para cada perfil de risco.

Continua após a publicidade

Já a alocação tática se utiliza da alocação estratégica e realiza nela ajustes periodicamente de acordo com o momento econômico, perspectivas dos analistas e projeções de mercado com o objetivo de obter retornos adicionais no curto prazo.

Como cada perfil de investidor aceita um risco diferente, então a diversificação das carteiras também será diferente. Normalmente, o investidor mais agressivo aceita mais riscos para tentar obter um retorno maior no longo prazo, enquanto os investidores mais iniciantes preferem apenas proteger seu patrimônio.

Por isso, os bancos, como o Pagbank, trazem carteiras de investimentos prontas para os investidores aplicarem, sem complicação, onde deixam seus especialistas monitorando o mercado diariamente e analisando os produtos onde os clientes devem investir com bastante rigor.

E se você quer conferir mais de perto quais seriam as carteiras recomendadas para o seu perfil, baixe o app do Pagbank e acesse.

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro

Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Continua após a publicidade

Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.

A primeira live traz o passo a passo para se livrar das dívidas. A segunda live mostra onde e como começar a investir mesmo estando endividado, e a terceira fala sobre como investir para realizar seus sonhos, após sair das dívidas.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes