Só para assinantesAssine UOL

Plano de vida: saiba o que é e como uma assessoria de investimentos pode te ajudar a montá-lo

Foi-se o tempo em que o sucesso de uma estratégia de investimento levava em conta apenas os rendimentos obtidos em uma determinada janela de tempo. Com um mercado financeiro cada vez mais dinâmico e demandas cada vez mais específicas por parte dos clientes, as assessorias de investimentos se especializaram em oferecer muito mais do que uma simples carteira de ativos. O foco agora é montar um plano de vida personalizado que ande lado a lado com a evolução do seu patrimônio.

Um projeto de vida pensado com objetivos pré-estabelecidos e levando em conta as suas necessidades atuais aumentam as chances de sucesso financeiro e evitam a exposição a ativos que não estão de acordo com o seu perfil de investidor ou suas metas de futuro.

A Status Invest é uma das assessorias de investimento que oferecem esse tipo de plano. Mateus Apud, assessor na casa, explica que para montá-lo é preciso realizar um mapeamento completo da vida do cliente. Isso envolve conhecer seu portfólio atual de aplicações e também as suas dívidas, empréstimos e financiamentos. "Com base nisso, dá para saber como o patrimônio do cliente está dividido e começar a pensar de forma mais clara quais estratégias seguir", aponta.

Apud acredita que a vantagem de se ter um plano de vida aliado a sua estratégia de investimento está na tranquilidade que o investidor ganha.

“Investir só por investir e no escuro em relação a sua situação não faz sentido e provavelmente não vai te levar a lugar nenhum, até porque você não está em busca de nada. Então, ter uma visualização completa da sua vida financeira auxilia muito na montagem da carteira e na tomada de decisão de ajustes na mesma", explica Apud, da Status Invest IA.

Como funciona a assessoria de plano de vida?

O primeiro passo para uma escolha consciente é apostar em assessorias que ofereçam um atendimento personalizado, como é o caso da Status Invest IA.

Para traçar uma estratégia de sucesso e garantir bons retornos com poucas dores de cabeça, os assessores apontam que é preciso manter um relacionamento frequente e transparente entre as duas partes – ou seja, uma comunicação aberta é vital. “O cliente deve enxergar o seu assessor como um porto seguro nos investimentos a que se tem acesso quando precisar", aponta Apud.

Na Status Invest AI não existe um valor mínimo de aporte mensal para ter o acompanhamento de plano de vida – mas quanto menor o aporte, mais de longo prazo são os objetivos. “Sempre que o cliente vai fazer novos aportes, nós pedimos para ele avisar. Assim, a gente consegue buscar a melhor oportunidade pra ele no momento”, diz Apud.

Apud explica que as taxas aplicadas variam de acordo com o modelo de remuneração escolhido pelo cliente. No caso da opção comissionada, as taxas cobradas estão embutidas em todas as movimentações feitas na carteira. Já no caso da taxa (fee) fixo, o escritório cobra entre 0,6% a 0,8% ao ano sobre o total do patrimônio investido. Nesta opção, as taxas “embutidas” são devolvidas como cashback ao cliente.

Continua após a publicidade

Sobre a cobrança de taxas, o assessor da Status vê o modelo de remuneração por meio do fee fixo como preferencial. "Esse é um modelo mais transparente, sem um possível conflito de interesse e que faz sentido para a grande maioria dos nossos clientes”, informa Apud.

A carteira de investimentos ideal

Com estratégias e objetivos traçados, é hora de alocar os recursos da forma mais eficiente possível — alinhada aos sonhos e linha de chegada de cada investidor.

Apesar das carteiras serem personalizadas, Mateus Apud aponta que a sua assessoria de investimentos recomenda que todos os portfólios possuam renda fixa (pós-fixadas, pré-fixadas e IPCA). Ações, fundos imobiliários, multimercados e fundos de ações também podem fazer parte da estratégia dependendo do apetite por risco de cada cliente. Segundo ele, são raros os casos em que há uma recomendação por manter uma carteira apenas de renda fixa. O usual é que se mantenha pelo menos duas classes de ativos na carteira.

Conheça o plano de vida da Status Invest

Pensando em todos os investidores que têm objetivos financeiros de longo prazo, como por exemplo a tão almejada independência financeira, a Status Invest Assessoria de Investimentos oferece o plano de vida.

Trata-se de uma plataforma exclusiva que reúne todas as informações do cliente, a fim de avaliar a viabilidade do seu objetivo financeiro e montar uma carteira de investimentos voltada para esse fim.

"Aqui na Status Assessoria, o nosso objetivo é pegar a inteligência do Grupo Suno como um todo e ajudar a aplicar isso na carteira do cliente da forma mais personalizada e aderente às suas metas. E tudo isso parte do plano de vida", explica Apud.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.