IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tesouro Direto planeja lançar título com foco em aposentadoria, diz jornal

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 09h37

O secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que o governo pretende lançar um título do Tesouro Direto com foco na aposentadoria. A aplicação deve estar disponível para venda pela internet a partir de 2022.

A ideia é que o título seja uma forma de preparação para a aposentadoria. Para isso, o investidor ficará acumulando os rendimentos durante 30 ou 40 anos, e só receberá o pagamento dos juros do papel depois, quando estiver aposentado.

"Hoje, o mercado de previdência fala muito da rentabilidade. Não fica claro qual é a renda que o poupador vai ter. Temos que mirar a renda", afirmou Valle em entrevista ao Estadão.

A lógica do novo papel será relacionada a quanto o investidor quer receber quando aposentado. Por exemplo, se após um período de 40 anos a pessoa quiser ter uma renda de R$ 5.000 mensais por mais 20 anos, ela poderá fazer uma simulação para saber quantos títulos precisará comprar.

Títulos com 'agenda verde'

Segundo o Estadão, o Tesouro também estuda emitir títulos públicos com a marca ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês), que são voltados a responsabilidade ambiental, cuidado social e governança corporativa. Nesse caso, porém, os estudos devem continuar sendo feitos ao longo de 2022. O lançamento deve ocorrer primeiro no mercado internacional.

Otavio Ladeira de Medeiros, subsecretário da Dívida Pública do Tesouro, disse ao jornal que o governo está definindo quais indicadores serão usados como referência para esse tipo de título. Segundo Ladeira, "a discussão está bem avançada" e "envolve uma agenda verde, um compromisso do país". Uma das possibilidades seria vincular o título a um programa social com metas para tirar pessoas da pobreza.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.