Bolsas

Câmbio

Aliança entre Ford e Amazon vai conectar carros a residências

Las Vegas, Estados Unidos, 5 Jan 2016 (AFP) - Os veículos da Ford se comunicarão com lares conectados graças a uma nova aliança da fabricante automotora com o gigante da distribuição on-line Amazon, anunciada nesta terça-feira em Las Vegas (Nevada, oeste).

"Os pesquisadores da Ford desenvolveram a maneira de vincular os veículos conectados e as casas conectadas", aformou o executivo da Ford, Mark Field, em coletiva de imprensa na véspera da inauguração do grande salão mundial de eletrônica CES (Consumer Electronics Show).

"Hoje anunciamos que trabalhamos com a Amazon para vincular nossos veículos com (o assistente vocal virtual) Alexa para a casa conectada do Echo", acrescentou.

Echo é um dispositivo eletrônico com forma de cilindro preto vertical, que combina um alto-falante de 360 graus e um assistente pessoal por comando de voz, Alexa, que é capaz de responder perguntas sobre o clima ou as últimas notícias, além de controlar os objetos conectados dentro dos lares.

A Amazon lançou o Echo em novembro de 2014, inicialmente para um número limitado de consumidores convidados. Não foi divulgado o número de vendas, mas a recepção foi positiva o suficiente para que sua comercialização fosse ampliada para o grande público no fim de junho de 2015.

A aliança Ford-Amazon permite, por exemplo, ligar ou abrir o automóvel a distância, verificar seu nível de combustível ou carregar a bateria elétrica. Também permite acionar do carro objetos conectados em casa, como por exemplo a luz ou a porta da garagem.

Essa nova função estará disponível "mais adiante este ano" para os proprietários de veículos equipados com o sistema de conectividade a bordo Sync.

Atualmente há 15 milhões de eles nas rotas do mundo, uma cifra que deve aumentar a 43 milhões para 2020, estimou Mark Fields.

soe/jld/bdx/lm/ja/cc/mvv

FORD MOTOR

AMAZON.COM

APPLE INC.

GOOGLE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos