Bolsas

Câmbio

Petróleo despenca ao nível mais baixo desde 2003

Nova York, 11 Jan 2016 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam abaixo dos 32 dólares o barril nesta segunda-feira pela primeira vez em 12 anos derrubado pelo pessimismo sobre o futuro da China.

Em Nova York o "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro recuou 1,75 dólar, a 31,41 dólares o barril, menor nível desde 23 de dezembro de 2003.

Em Londres, o barril de Brent, também para fevereiro, que caiu em um ritmo parecido na semana passada, caiu 1,61 dólar, a 31,55 dólares.

"Continua a mesma história", sintetizou John Kilduff da Again Capital. "Esta recente caída está, antes tudo, vinculada à inquietude pela China", acrescentou.

Depois da queda na semana passada, a bolsa de Xangai caiu 5,33% nesta segunda-feira em meio à preocupação pela desaceleração da economia da China e à falta de confiança na política econômica de Pequim.

"Isso abarca desde uma queda nas estimativas de crescimento feitas pela imprensa oficial chinesa até as operações com a moeda chinesa, como as realizadas pelo o banco central", disse Kilduff.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos