Bolsas

Câmbio

Petróleo fecha em alta em Nova York

Nova York, 14 Jan 2016 (AFP) - O petróleo fechou com leve alta nesta quinta-feira em Nova York, no que, para os especialistas, parece uma recuperação técnica, após o mercado alcançar o nível mais baixo em 12 anos.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para fevereiro subiu 72 centavos de dólar, a 31,20 dólares.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte subiu 72 centavos, 31,03 dólares.

"Mais do que qualquer outra coisa, (em Nova York) assistimos a uma recuperação técnica", declarou Bart Melek da TD Securities.

"Provavelmente o mercado caiu demais e se recuperam apostas na queda. Não acho que tenha outras coisa importante", disse

Desde o começo do ano, o petróleo caiu mais de 15% devido à oferta excessiva e maus sinais sobre a saúde econômica da China, o maior importador mundial da matéria-prima.

"Começamos a buscar um piso no mercado de Nova York. Poderia estar em torno dos 30 dólares, mas não muito menos", estimou Carl Larry, da Frost & Sullivan. "Assistimos a um certo reequilíbrio", acrescentou.

Até o momento, ninguém espera uma melhora relativamente estável, já que não há sinais de que o excesso de oferta será reduzida.

"O mercado continua sob pressão pelo excesso de oferta", alertou Tim Evans, da Citi.

Também influencia a possível suspensão das sanções ao Irã por seu programa nuclear, que pode acontecer em questão de dias. Com isso, a produção iraniana se somará à oferta abundante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos