Bolsas

Câmbio

Renault abre primeira fábrica na China apesar da estagnação do mercado

Wuhan, China, 1 Fev 2016 (AFP) - A montadora francesa Renault inaugurou nesta segunda-feira sua primeira fábrica na China, onde a empresa estabelece sua presença de maneira tardia no principal mercado mundial do automóvel e em um momento de estagnação.

"É a primeira grande tapa para o desenvolvimento da de Renault em um mercado crucial, no qual estava praticamente ausente", afirmou o diretor executivo Carlos Ghosn durante uma cerimônia na fábrica, na metrópole de Wuhan, na região central do país.

A fábrica de Wuhan, fruto de uma empresa conjunta com a chinesa Dongfeng, tem capacidade de produção de 150.000 veículos por ano, ritmo que deve ser alcançado de maneira progressiva.

Em um primeiro momento, a fábrica vai produzir o Kadjar, o mais recente "crossover" da Renault, em uma versão levemente modificada para agradar os consumidores chineses que apreciam os 4x4 urbanos. O plano é que um segundo "crossover" chegue ao mercado em 2016 a partir da unidade de Wuhan.

"Vemos uma explosão neste segmento na China e isto não vai parar. Chegamos tarde, mas com o bom produto para conquistar a China", disse Jacques Daniel, diretor da empresa conjunta, ao mesmo tempo que reconheceu que a implantação acontece em uma conjuntura complicada.

As vendas de automóveis na China avançaram 4,7% em 2015, a 24,6 milhões de unidades, mas isto representa uma clara desaceleração na comparação com os aumentos de 14% e de 7% registrados em 2013 e 2014, respectivamente.

"Apesar de tudo, a China continua sendo o principal motor do crescimento da indústria do automóvel mundial", insistiu Ghosn.

A China pode representar o novo foco de crescimento da Renault, que observa um recuo das vendas em mercados importantes que passam por dificuldades, como a América Latina ou a Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos