IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor siderúrgico europeu protesta em Bruxelas contra concorrência chinesa

15/02/2016 11h05

Bruxelas, 15 Fev 2016 (AFP) - Cinco mil trabalhadores da siderurgia europeia protestam nesta segunda-feira em Bruxelas contra a concorrência chinesa, que vende no mercado da União Europeia aço abaixo do custo de produção.

"As importações de aço quase de graça provenientes da China, cujos volumes duplicaram nos últimos 18 meses, inundam o mercado da UE, o que provoca o fechamento de usinas e a supressão de empregos na siderurgia europeia", denuncia a federação Eurofer, que reúne as indústrias europeias de aço e co-organiza a manifestação.

"Os trabalhadores da siderurgia de toda a Europa sofrem as consequências das importações desleais e da falta de ação governamental", denuncia Roy Rickhuss, secretário-geral do sindicato do aço britânico, Community, em um comunicado.

A UE é o segundo produtor de aço mais importante, atrás da China, com mais de 177 milhões de toneladas por ano, 11% da produção mundial, segundo números da Comissão Europeia, em um mercado saturado pelo excesso de oferta.

O setor emprega direta e indiretamente um milhão de pessoas na Europa.

Delegados do Eurofer e do Aegis Europe, que reúne 30 setores industriais (do aço ao alumínio, passando pela cerâmica, pelo vidro e pelos painéis solares, entre outros), serão recebidos pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, durante a manifestação.

Estas duas federações denunciarão o dumping chinês e tentarão pesar no debate realizado na UE que deve decidir se irá se posicionar dentro da Organização Mundial de Comércio (OMC) a favor ou contra a concessão à China do status de "economia de mercado".

bur-pa.