IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco suíço EFG International compra BSI do grupo brasileiro Pactual

22/02/2016 13h52

Genebra, 22 Fev 2016 (AFP) - O banco suíço EFG International, controlado pela família grega Latsis, anunciou a compra do BSI (Banca Svizzera Italiana), uma filial do grupo brasileiro Pactual, por 1,328 bilhão de francos suíços (1,342 bilhão de dólares, quase 5,4 bilhões de reais).

De acordo com um comunicado, o banco EFG efetuará o pagamento em dinheiro e ações. Com a emissão de títulos, o BTG Pactual possuirá uma participação de 20% no EFG International e estará representado no conselho de administração.

Depois de quase dois anos sob o controle brasileiro, o BSI volta a uma sociedade suíça. O EFG International é um banco especializado na gestão de fortunas, tem sede em Zurique e opera na bolsa helvética.

A nova entidade vai administrar uma carteira de ativos de quase 170 bilhão de francos suíços (171 bilhões de dólares), o que fará deste o quinto maior banco privado da Suíça.

Como parte da operação, o EFG International, especializado na gestão de fortunas, pagará 975 milhões de francos suíços em dinheiro ao grupo brasileiro BTG Pactual, atualmente proprietário único do BSI.

A transação incluirá igualmente uma emissão de 52,6 milhões de ações do EFG. Ao aplicar a cotação de fechamento de sexta-feira da ação do EFG, a 6,70 francos suíços, o preço de compra se eleva a 1,328 bilhão de francos suíços.

- Antes do fim do ano -À espera da aprovação dos acionistas e das autoridades reguladoras, a transação deve ser concluída no quarto trimestre do ano.

Na sexta-feira passada, o EFG International confirmou que estava negociando a compra do BSI.

O BTG Pactual teve dificuldades com a detenção em novembro de 2015 de seu então presidente André Esteves, envolvido no escândalo de corrupção da Petrobras. Desde então foram anunciados vários boatos e desmentidos sobre a venda de sua filial suíça.

O BTG Pactual concluiu em setembro de 2015 a aquisição do BSI, em uma negociação com a seguradora italiana Generali, por 1.25 bilhão de francos suíços.

O banco BSI foi fundado em 1873 e está presente em várias cidades suíças e no exterior (Nassau, Cingapura, Hong Kong, Montevidéu).

O banco tem 1.900 funcionários em todo o mundo, metade na Suíça.

No primeiro semestre de 2015, o lucro líquido do BSI aumentou quase 25%, a 78,1 milhões de francos suíços. No final de junho, a carteira de ativos era de 81,8 bilhões de francos.

Em 2014, o BSI teve que pagar uma multa de 211 milhões de dólares à justiça dos Estados Unidos, em meio a um litígio fiscal entre este país e os bancos suíços.

O EFG International registrou um lucro líquido semestral de 48 milhões de francos suíços, depois de uma perda de seis milhões um ano antes.

No final de outubro de 2015, a carteira de ativos chegava a 83,4 bilhões de francos suíços, um aumento de 4% em quatro meses.

mnb/apo/avl-me/mb/cc