Obama: evasão fiscal é "um grande problema mundial"

Washington, 5 Abr 2016 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta terça-feira que as revelações de que políticos, empresários e personalidades mundiais ocultaram dinheiro através de empresas offshore mostra que a evasão fiscal é "um grande problema mundial".

"A evasão de impostos é um grande problema mundial", declarou Obama após a divulgação da investigação jornalística internacional "Panama Papers", com o vazamento de milhares de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, especializado em criar empresas em paraísos fiscais.

"Não acontece somente em outros países, porque tem gente nos Estados Unidos que também se beneficia disso", acrescentou. "Na maior parte dos casos é legal, esse é o problema".

Obama deu essas declarações um dia depois de o Departamento do Tesouro ajustar as normas contra os acordos de "investimento" de impostos, pelos quais companhias americanas se fundiram a empresas estrangeiras para deslocar suas sedes para o exterior, a fim de evadir o pagamento de impostos nos Estados Unidos.

Essas operações -como a fusão em curso por 160 bilhões de dólares entre os gigantes farmacêuticos Pfizer e Allergan- exploram brechas legais que permitem às empresas "evadir o justo pagamento de seus impostos no país", acrescentou Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos