Bolsas

Câmbio

Solar Impulse pousa no Arizona e conclui com êxito a 10ª etapa de sua missão

San Francisco, 3 Mai 2016 (AFP) - O avião experimental Solar Impulse 2 pousou na segunda-feira à noite em Phoenix (Arizona, Estados Unidos) e concluiu assim, com sucesso, a 10ª etapa de sua volta ao mundo para promover as energias renováveis.

A aeronave, que funciona com baterias alimentadas com energia solar, pousou no aeroporto Phoenix Goodyear às 20h55 locais (0h55 de Brasília), após 15 horas e 52 minutos de voo, procedente do aeroporto de Moffet de San Francisco, na Califórnia.

"Eu cheguei a #Phoenix, que voo fantástico sobre o deserto de Mojave para promover #futureisclean", escreveu no Twitter o piloto do avião para esta etapa, o suíço André Borschberg.

A viagem até Phoenix foi de 1.150 quilômetros, uma etapa bem mais curta que a anterior, durante a qual o outro piloto do avião, o também suíço Bertrand Piccard, voou 60 horas entre o Havaí e San Francisco.

As baterias do Solar Impulse 2 (SI2) são carregadas por mais de 17 mil células fotovoltaicas instaladas em suas asas e que captam a energia solar.

As baterias do aparelho estavam quase completas no momento da decolagem em San Francisco e foram se descarregando gradualmente nos primeiros instantes do voo, quando o SI2 voava na escuridão

"Quando sair o sol, as reservas de energia do Solar Impulse 2 vão começar a se carregar, graças a toda esta energia verde", escreveu no Twitter Borschberg, após uma hora de voo.

Como o avião só pode transportar um piloto de cada vez, Bertrand Piccard, 58 anos, e seu compatriota André Borschberg, 63, se revezam a cada etapa.

"Continuamos a aventura através dos Estados Unidos, com a ambição de demonstrar a todos que se um avião pode voar dia e noite sem combustível, nós podemos utilizar toda esta tecnologia verde do sol para desenvolver novos mercados industriais e estimular o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que protegemos o meio ambiente", indicou Bertrand Piccard em um comunicado.

O Solar Impulse 2 decolou no dia 9 de março de 2015 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e seguiu até Mascate, em Omã, antes de voar até Ahmedabad (Índia), Benarés (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing (China), Nanquim (China), Nagoia (Japão), Havaí e San Francisco. Depois de Phoenix, o avião seguirá até Nova York, antes de uma longa travessia pelo Atlântico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos