Bolsas

Câmbio

Danone quer liderar setor de alimentação orgânica e anuncia compra da WhiteWave Foods

Paris, 7 Jul 2016 (AFP) - O grupo francês Danone anunciou nesta quinta-feira que deseja assumir a liderança mundial da alimentação orgânica com a compra da empresa americana WhiteWave Foods, sua maior aquisição em 10 anos.

A empresa americana comercializa produtos orgânicos, alternativas vegetais ao leite e ao iogurte, produtos frescos, entre outros, por meio de marcas como Silk, Horizon Organic ou Earthbound Farm, e tem 5.500 funcionários.

A operação, "totalmente amistosa", foi anunciada nesta quinta-feira pela Danone e deixa o valor da WhiteWave Foods em 12,5 bilhões de dólares.

A ação da Danone passou a operar em alta na Bolsa de Paris após o anúncio.

A transação, que será financiada na íntegra com base na dívida, permitirá a Danone "duplicar seu tamanho nos Estados Unidos", afirmou Emmanuel Faber, CEO da empresa francesa.

"Nossa perfeita complementaridade nos permitirá criar um líder mundial orgânico, com um posicionamento único", disse Faber.

A Danone prevê a conclusão da operação até o fim do ano e propôs a compra da WhiteWave Foods por 56,25 dólares por ação, com pagamento total em dinheiro.

A oferta representa uma valorização de quase 24% me relação ao preço médio de fechamento das 30 últimas sessões na Bolsa.

A Danone propõe desembolsar 9,95 bilhões de dólares pelo capital da WhiteWave Foods, aos quais serão adicionados a dívida e certos passivos do grupo americano, que em 2015 registrou um volume de negócios de 4 bilhões de dólares, 85% nos Estados Unidos e 15% na Europa.

Desde que entrou na Bolsa em 2012, as vendas da WhiteWave registraram uma taxa média de crescimento anual de 19%, destacou a Danone.

A operação já foi aprovada pelos conselhos de administração das empresas, mas ainda precisa receber o aval dos acionistas da WhiteWave Foods e das autoridades reguladoras.

Faber disse que da parte das autoridades reguladoras não espera dificuldades substanciais, nem na França, nem nos Estados Unidos.

jum-etr/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos