IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ataque a comboio de turistas estrangeiros no oeste do Afeganistão

04/08/2016 06h17

Herat, Afeganistão, 4 Ago 2016 (AFP) - Vários turistas estrangeiros, cuja nacionalidade não foi informada, ficaram feridos nesta quinta-feira no oeste do Afeganistão por um disparo de foguete contra seu veículo atribuído a talibãs, informaram à AFP fontes oficiais.

"Cinco turistas estrangeiros e seu motorista ficaram feridos em uma emboscada lançada por talibãs" na estrada que une a província de Bamyan com a de Herat, segundo um porta-voz do exército, Najibullah Najibi.

"Seu veículo foi atingido em cheio por um disparo de foguete dos talibãs; foi possível tirar os cinco turistas e eles estão levemente feridos. Estão sendo levados a Herat", disse o porta-voz.

Segundo o porta-voz do governador de Herat, Jilani Farhad, os turistas viajavam em um comboio sob a proteção do exército afegão, que reagiu à emboscada.

"Vários talibãs morreram", afirmou.

Até o momento, os talibãs não reivindicaram o ataque.

O ataque ocorreu no distrito de Chisht-e-Sharif, na zona montanhosa e isolada de Ghor (centro), entre Bamyan e Herat, duas províncias com muito patrimônio histórico e conhecidas por ser relativamente tranquilas.

Vários distritos da província de Ghor são, por sua vez, mais complicados.

Viajar por estrada no Afeganistão é considerado cada vez mais perigoso. Os ataques insurgentes islamitas se multiplicam, especialmente no norte, no sul e no leste do país, onde ocorrem violentos combates.

str-us-ach/cnp/at/es/erl/ma