Bolsas

Câmbio

Colômbia homenageia Gabriel García Márquez em nota de 50 mil pesos

Bogotá, 19 Ago 2016 (AFP) - Foi lançada nesta sexta-feira (19), na Colômbia, a nota de 50.000 pesos em homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.

"A figura principal do verso da nota de 50.000 pesos é Gabriel García Márquez (...) honrando um personagem que levou muito longe o nome da Colômbia desde meados do século passado", declarou na apresentação da nova cédula o gerente-geral do Banco da República, José Darío Uribe.

O ato de lançamento foi na cidade de Santa Marta, no norte da Colômbia e a cerca de 80 km de Aracataca, a cidade natal de Gabo. A localidade serviu de inspiração para o conhecido Macondo, onde se desenrola "Cem anos de solidão", a obra-prima do autor.

"Começaram a circular desde as 10 da manhã (12h, horário de Brasília) em Aracataca e, a partir daí, em qualquer parte da Colômbia", acrescentou Uribe, logo depois de mostrar ao público duas das novas cédulas, de cor violeta.

O Banco Agrário de Aracataca foi o primeiro a receber a nota - equivalente a US$ 17,4 no câmbio atual - e a distribuí-la entre seus clientes.

Ganhador do Nobel em 1982, García Márquez faleceu em abril de 2014, aos 87 anos, no México, onde morava com a mulher.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos