IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street fecha sem definição após discurso de Yellen

26/08/2016 19h17

Nova York, 26 Ago 2016 (AFP) - Wall Street encerrou com o Dow Jones em baixa e o Nasdaq em alta, nesta sexta-feira (26), depois do discurso da presidente do Fed, Janet Yellen, sobre a elevação das taxas de juros americanas.

O índice industrial Dow Jones perdeu 0,29%, situando-se nos 18.395,40 pontos, enquanto o Nasdaq, de valores tecnológicos, subiu 0,13%, nas 5.218,92 unidades.

O índice ampliado S&P 500 retrocedeu 0,16%, a 2.169,04 pontos.

Em um discurso muito esperado pelos mercados, Yellen disse hoje que, nos últimos meses aumentaram as razões para endurecer a política monetária dos Estados Unidos mediante o aumento gradual das taxas.

Yellen manteve cautela, porém.

"Nossa capacidade para prever a evolução das taxas é muito limitada" e, por enquanto, deve responder "às perturbações que podem abalar a economia".

Segundo Michael James, da Wedbush Securities, Yellen deu argumentos aos que desejam - o quanto antes - um aumento das taxas, assim como aos que que preferem esperar até contar com estatísticas mais sólidas.

"Yellen abriu a porta para uma alta de taxas este ano, mas os comentários mais importantes e mais marcados em favor de taxas mais altas foram feitos por Stanley Fischer", o vice-presidente do Fed, afirmou Peter Cardillo, de First Standard Financial.

Depois do discurso de Yellen, Fischer disse aos jornalistas que os dados do emprego de agosto "terão peso" nas decisões a serem tomadas pelo Comitê de Política Monetária do Fed nas reuniões de 21 e 22 de setembro próximos.

"Cada vez mais, os membros do FOMC se expressam em favor das taxas", disseram analistas do banco Barclays.

Os mercados "estão em uma situação na qual podem resistir a um aumento das taxas e, por isso, a Bolsa se manteve depois das declarações" de Yellen, opinou James.

O mercado de títulos retrocedeu.

Às 17h20 (horário de Brasília), o rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento para dez anos subia a 1,625%, contra 1,573% de quinta-feira, e o dos bônus para 30 anos, aumentava a 2,285%, contra os 2,264% anteriores.