Bolsas

Câmbio

Lagarde se diz "confiante" nas reformas econômicas do Brasil

Washington, 9 Out 2016 (AFP) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou neste domingo sentir-se "confiante" no plano brasileiro de reformas econômicas, após um encontro com ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

"Estou confiante no foco e na direção das reformas", manifestou Lagarde em nota oficial distribuída ao final do encontro.

Lagarde e Meirelles discutiram o plano de reforma fiscal e a previdência social, assim como a proposta de emenda constitucional para limitar os gastos do governo durante 20 anos.

De acordo com Lagarde, a aprovação dessas reformas "em um tempo razoável ajudaria a credibilidade do marco de política macroeconômica, impulsionaria a confiança na economia e serviria de apoio para o retorno a um crescimento forte, inclusivo e sustentável".

O FMI estima que o Brasil deverá encerrar este ano com uma retração econômica de 3,3% em relação ao ano passado, mas aponta uma tímida recuperação em 2017, com um avanço de 0,5%.

Para os especialistas do Fundo, a queda no índice de confiança parece ter chegado ao fim, em um quadro com menores "incertezas" políticas e a absorção de choques econômicos prévios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos