IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Membro do Fed considera "plausível" aumento dos juros em dezembro

15/11/2016 16h51

Washington, 15 Nov 2016 (AFP) - Um membro do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, considerou nesta terça-feira "plausível" um aumento da taxa de juros em dezembro.

"Se não houver notícias econômicas negativas no mês que vem, parece plausível a estimativa do mercado quanto a um endurecimento(da política monetária) em dezembro", disse o presidente do Fed de Boston Eric Rosengren em um discurso em Portland, Maine.

Rosengren é membro do Comitê de Política Monetária do Fed (Fomc) e em uma reunião do organismo em setembro votou contra a maioria que decidiu manter os juros inalterados. Já na reunião seguinte, de novembro, acompanhou o voto da maioria, para manter o statu quo em política monetária.

"Na reunião do Fomc do começo deste mês adverti que as mudanças no relatório do Fed estavam bem alinhados com a noção (e a percepção do mercado) de um possível endurecimento em dezembro" da política monetária, disse.

Já na semana passada o vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, disse que o organismo espera que a economia continue melhorando e que há razões "bastante fortes" para elevar gradualmente os juros.