Bolsas

Câmbio

UE multa HSBC, JP Morgan e Credit Agricole por manipular euribor

Bruxelas, 7 dez 2016 (AFP) - A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira uma multa aos bancos HSBC, JP Morgan e Credit Agricole por terem acertado a manipulação do euribor, um índice que serve de referência para os créditos hipotecários.

"A Comissão Europeia impôs uma multa de 485 milhões de euros ao Crédit Agricole, HSBC e JPMorgan Chase por terem participado de um acordo sobre as taxas de juros em euros", indicou o executivo do bloco em um comunicado.

"Os bancos entraram em acordo sobre como fixar as taxas de juros em euros e trocaram informação sensível violando as regras da concorrência da UE", acrescentou a Comissão.

Em 2013, estes três bancos rejeitaram um pacto com Bruxelas para aceitar a responsabilidade na manipulação, como fizeram Barclays, Deutsche Bank, RBS e Société Générale.

O alemão Deutsche Bank, o britânico RBS e o francês Société Générale precisaram, então, pagar multas, enquanto o Barclays ficou isento por ter revelado a existência da manipulação.

Em uma reação imediata, o JPMorgan Chase anunciou que apelará da multa imposta pela Comissão Europeia.

"Não cometemos nenhuma malversação vinculada à taxa de juros euribor", afirmou a porta-voz Jennifer Zuccarelli.

"Continuaremos nos defendendo energicamente destas acusações, no presente caso através de prováveis apelações ante os tribunais europeus", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos