Brasil inaugura uma das 20 maiores represas do mundo
A usina hidrelétrica brasileira de Jirau, entre as 20 maiores do mundo por sua capacidade de geração de energia, foi inaugurada nesta sexta-feira (16), informou em Paris o grupo francês Engie, um dos acionistas junto com empresas japonesa e brasileiras.
Erguida ao longo do Rio Madeira, no Estado de Rondônia, a barragem exigiu um investimento de US$ 5,3 bilhões ao longo de sete anos de trabalho.
Equipada com 50 turbinas, a hidrelétrica tem uma capacidade instalada de geração de 3.750 megawatts, o equivalente a um quinto do que pode gerar a represa de Itaipu, ou a capacidade de quatro usinas nucleares.
Localizada a 120 quilômetros de Porto Velho, a hidrelétrica "pode garantir o crescimento industrial na região", indica um comunicado da Engie, que detém participação de 40% no projeto, entregue em concessão por 35 anos.
Outros 40% do capital são detidos por filiais da empresa estatal brasileira Eletrobras e 20% da empresa japonesa Mitsui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.