Banco Central reduz taxa de juros em 0,75 pp, a 13%

Brasília, 11 Jan 2017 (AFP) - O Banco Central (BC) reduziu sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual, nesta quarta-feira (11), que fica agora em 13%.

O corte foi maior do que o esperado e foi atribuído à queda da inflação em uma economia que não consegue se recuperar no ritmo esperado.

"Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros para 13,00% a.a.", afirmou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC para justificar sua terceira redução consecutiva.

Com a redução, o BC superou as previsões do mercado, que apostava em um corte de 0,50 ponto percentual (pp), embora alguns analistas apontassem 0,75 pp.

Com a divulgação dos dados de inflação em 2016, os membros do Copom preferiram não esperar para anunciar a decisão.

"O Comitê entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2017 e, com peso gradualmente crescente, de 2018, é compatível com a intensificação da flexibilização monetária em curso", afirmou o comunicado.

Em outubro passado, o BC encerrou um período de congelamento dos juros, mantidos em 14,25% durante quase quatro anos, com uma redução de 0,25 ponto repetida no mês seguinte.

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É só deixar seu e-mail e pronto!

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos