Bolsas

Câmbio

Economia britânica cresceu 0,6% no último trimestre de 2016

Londres, 26 Jan 2017 (AFP) - A economia britânica cresceu 0,6% no último trimestre de 2016, encerrando o ano do Brexit com um aumento total do Produto Interno Bruto de 2%, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

"Estima-se que o PIB tenha aumentado 0,6% no quarto trimestre de 2016, a mesma taxa de crescimento que nos dois trimestres anteriores", disse em um comunicado o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, em inglês).

Apesar disso, o desempenho da economia britânica foi dois décimos inferior ao do ano anterior, 2015.

A atividade econômica do último quarto de 2016 esteve marcada pelo consumo dos lares, disse a ONS.

A economia não se ressentiu enormemente da decisão dos britânicos de sair da União Europeia, tomada no referendo de 23 de junho, embora a forte depreciação da libra pressagie um 2017 mais difícil.

Além disso, a notificação formal da saída - em março, no mais tardar, segundo a promessa da primeira-ministra britânica, Theresa May - pode gerar outros problemas.

"O processo de início das discussões formais sobre os termos da vida fora da UE se aproxima e isso representa uma grande ameaça à economia britânica", disse David Cheetham, analista de mercados da empresa financeira XTB.

bcp-al/pc/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos