Bolsas

Câmbio

Déficit de conta corrente e investimento estrangeiro foram melhores que o esperado

Brasília, 17 Fev 2017 (AFP) - O Brasil registrou em janeiro um déficit de conta corrente de 5,085 bilhões de dólares, abaixo dos 6 bilhões estimados inicialmente pelo Banco Central (BC), informou nesta sexta-feira a instituição.

Em janeiro de 2016 o saldo negativo foi de 4,817 bilhões de dólares.

O país recebeu 11,528 bilhões de dólares de investimentos estrangeiros diretos (IED) no primeiro mês de 2017, superando pelo quarto mês consecutivo as previsões dos analistas consultados pela agência Bloomberg.

Os IED totalizaram 85,001 bilhões de dólares nos últimos doze meses, equivalentes a 4,66% do Produto Interno Bruto, em comparação aos 4,37% de dezembro e aos 4,15% de um ano atrás.

O déficit de conta corrente acumulado em doze meses chegou aos 23,801 bilhões de dólares e representa 1,30% do PIB, sem mudança em relação à porcentagem de dezembro.

O resultado de janeiro "é consistente com um cenário interno de maior dinamismo da atividade e de perspectiva de crescimento das exportações", declarou o chefe do Departamento Econômico do BCB, Tulio Maciel.

O resultado de conta corrente inclui balança comercial, serviços (entre eles o turismo) e transferências de dividendos empresariais e de remessas de imigrantes.

O déficit disparou para 4,24% do PIB em 2014, em comparação aos 3,31% em 2015 e 1,30% em 2016, seu melhor resultado desde 2007.

Os dados não impressionam, contudo, André Guilherme Pereira Perfeito, da consultoria Gradual Investimentos, que os atribui à busca de oportunidades de investimentos.

"Os dados divulgados hoje pelo o Banco Central sobre as Transações Correntes apontam uma dependência cada vez maior da economia brasileira à absorção de poupança externa. Com a economia ainda fraca e sem demanda que justifique novos investimentos estrangeiros aportam aqui a procura de pechinchas e somando isso a queda do PIB ganham relevância estes novos ingressos", avaliou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos