Bolsas

Câmbio

Expectativa de colheita de soja segue aumentando, aponta IBGE

São Paulo, 9 Mar 2017 (AFP) - A expectativa de uma produção recorde de soja no Brasil para 2017 aumentou a 108.404.791 toneladas, de acordo com a estimativa oficial de fevereiro, que é 1,3% superior a de janeiro.

"As boas condições climáticas neste inicio de ano favoreceram o desenvolvimento de plantações e, consequentemente, elevou em 1,1% o rendimento médio", disse uma nota do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os altos preços na época das plantações também estimularam os produtores a investir em tecnologia.

O organismo, contudo, alertou que "a expectativa de uma colheita recorde no Brasil e nos Estados Unidos influenciou nos preços do produto nas bolsas internacionais".

O estado de Mato Grosso do Sul aumentou sua expectativa de produção em 6,5% para chegar ao recorde de 8.262.000 de toneladas. As estimativas em alta também se repetem nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

Para todos os grãos - cereais, legumes e oleaginosas - o IBGE elevou em fevereiro sua estimativa de uma safra recorde de 224,2 milhões de toneladas, 21,8% superior à obtida em 2016.

Em janeiro a previsão era de uma colheita de 221,4 milhões de toneladas para 2017.

Junto com soja, o arroz e o milho são os principais cultivos do país, que somados responderão por 93% da produção prevista, de acordo com o boletim de fevereiro.

Em relação ao ano passado, a produção de soja aumentará 13,2%, a de arroz, 11,1%, e a de trigo, 39,6%.

As cotações internacionais do milho e da soja caíram nesta quinta-feira por estimativas americanas de uma oferta elevada, especialmente na América do Sul. O trigo também teve baixa.

Na temporada passada, o Brasil - um dos maiores agroexportadores do mundo - experimentou um forte retrocesso em sua produção agrícola devido a problemas climáticos, com 184 milhões de toneladas. Além de um clima desfavorável, em 2016 a área de colheita sofreu uma contração de 0,9% em comparação ao ano anterior.

O IBGE estima que a área de colheita em 2017 será de 60,3 milhões de hectares, 5,7% maior que no ano passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos