Bolsas

Câmbio

EUA suspeitam que Coreia do Norte roubou dinheiro de Bangladesh

Washington, 23 Mar 2017 (AFP) - Procuradores americanos suspeitam que a Coreia do Norte roubou diretamente no ano passado 81 milhões de dólares de uma conta Bangladesh no Banco do Federal Reserve (Fed) em Nova York, informa a imprensa.

Com base em fontes não identificadas, The Wall Street Journal afirma que procuradores federais estão montando um caso que demonstra que um intermediário chinês ajudou o governo norte-coreano a orquestrar o enorme roubo a partir do banco central de Bangladesh.

Em fevereiro de 2016, ladrões transferiram fundos da conta de Bangladesh no Fed de Nova York para contas nas Filipinas com o uso de códigos autênticos de acesso bancário internacional no sistema SWIFT, sem um ataque de hackers ao banco.

Não está claro se os procuradores apresentarão acusações, mas o caso poderia implicar a Coreia do Norte sem acusações a funcionários norte-coreanos em particular.

O Departamento de Justiça americano e o Fed de Nova York se recusaram a comentar a notícia.

No último ano, o Fed de Nova York emitiu vários comunicados, incluindo declarações conjuntas com o Banco Central de Bangladesh e SWIFT, com a promessa de recuperar os fundos subtraídos e reforçar a segurança do sistema de pagamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos