Fed aumenta a taxa de juros em 0,25 ponto percentual e revisa crescimento em alta

Washington, 14 Jun 2017 (AFP) - O Federal Reserve dos Estados Unidos aumentou nesta quarta-feira a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, entre 1,00% e 1,25%. A instituição afirmou que provavelmente fará outro aumento neste ano apesar dos dados econômicos fracos.

Ao explicar o segundo aumento dos juros de 2017, o Fed disse, por meio de comunicado, que "o mercado de trabalho continua se fortalecendo e a atividade econômica cresceu moderadamente ao longo do ano", mas admitiu que no curto prazo a inflação continuará abaixo da meta de 2%.

As projeções trimestrais do Fed mostraram que a entidade continua pensando em um terceiro aumento este ano, pelo qual a taxa média encerraria 2017 em 1,40%.

O aumento seria seguido por outros três em 2018 e mais três em 2019, colocando a taxa principal em 2,9% ao final desse período.

Nas últimas semanas, analistas já contavam com o aumento desta quarta-feira, mas havia dúvidas sobre uma outra elevação ainda neste ano. As dúvidas surgiram porque a inflação, o consumo e outros dados indicaram que persiste o crescimento fraco que se insinuava no primeiro trimestre.

O Fed aumentou sua previsão de crescimento econômico nos Estados Unidos neste ano e se mostrou mais otimista em relação ao emprego.

O Produto Interno Bruto (PIB) americano deve aumentar 2,2% em termos anuais no último trimestre de 2017, ou 0,1 ponto mais do que o previsto em março, segundo as novas projeções do Comitê de Política Monetária (FOMC). O Banco Central manteve sua previsão para o ano que vem (2,1%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos