IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações de tabacarias despencam com alerta de regulação do FDA

28/07/2017 20h00

Nova York, 28 Jul 2017 (AFP) - As ações das grandes tabacarias despencaram, nesta sexta-feira, após autoridades de saúde americanas anunciarem que vão explorar formas de reduzir o nível de nicotina nos cigarros.

As ações da Altria (a antiga Phillip Morris), que tem marcas como Marlboro e L&M, caíram mais de 10% nas negociações à tarde em Wall Street, recuperando-se consideravelmente em relação ao mergulho de 19% no começo da sessão.

O grupo Vector, fabricante de Pyramid e Liggett Select, caiu 5% e, na bolsa de Londres, a British American Tobacco perdeu cerca de 7%.

A FDA (agência de saúde americana) disse, nesta sexta-feira, que planeja abrir um período de comentários públicos acerca de uma possível regulação para reduzir o nível de nicotina em cigarros, tornando-os menos viciantes e reduzindo o número de doenças e mortes provocados pela substância.

A agência afirmou que iria emitir uma nova política para produtos regulamentados mais recentemente, como os cigarros eletrônicos.

"A quantidade esmagadora de mortes e doenças atribuídas ao tabaco é causada pelo vício em cigarros - o único produto legal que, quando consumido conforme previsto, vai matar metade dos usuários no longo prazo", afirmou o comissário do órgão, Scott Gottlieb, num pronunciamento.

O tabaco provoca a morte de cerca de meio milhão de americanos todos os anos, segundo a FDA.

Neil Wilson, da ETX Capital, disse que "é difícil imaginar" o que a redução no número de fumantes e o fumo menos frequente podem significar para as receitas das empresas.

"Isso vai criar um buraco no lucro delas e força uma reavaliação fundamental das receitas", disse ele em nota.

As notícias não preocuparam apenas o mercado americano, afirmou Wilson.

"É fácil imaginar outros seguirem a iniciativa, especialmente na Europa, onde as pressões regulatórias já são extremamente altas".

A Altria afirmou que apoia o processo da FDA.

"Nós achamos que o anúncio de hoje é uma importante evolução na abordagem da agência para regulamentar produtos de tabaco e um passo significativo no desenvolvimento de uma política regulatória compreensível que assume a continuidade do risco", disse a empresa.

"Estabelecer um padrão de qualquer tipo é um processo deliberativo. Nós pretendemos estar totalmente engajados neste processo".