IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A380 da Air France faz pouso de emergência no Canadá por falha em motor

30/09/2017 18h36

Paris, 30 Set 2017 (AFP) - Um Airbus A380 da Air France que ia de Paris para Los Angeles teve que fazer um pouso de emergência neste sábado (30) no Canadá, após um "dano grave" em um de seus quatro motores, anunciou a companhia aérea francesa.

"O avião do voo 066 aterrizou sem incidentes no aeroporto militar de Goose Bay, no Canadá, e as 520 pessoas a bordo foram evacuadas sem danos, nem feridos", afirmou um porta-voz da companhia em Paris.

A aeronave desviou seu caminho quando sobrevoava a Groenlândia e aterrizou em Goose Bay às 15H42 GMT (12H42 em Brasília), explicou.

Havia 496 passageiros e 24 tripulantes a bordo, indicou.

A aterrissagem aconteceu "com normalidade" na base militar. A Air France enviou imediatamente equipes de Montreal e Nova York para atender aos passageiros.

A companhia está "estudando todas as soluções" para levar o quanto antes os passageiros aos Estados Unidos, acrescentou o porta-voz.

Por ora, a Air France não deu nenhuma explicação sobre o motivo da avaria.

As imagens compartilhadas nas redes sociais são impressionantes. Nelas, é possível ver o motor danificado quase sem cobertura externa.

"Os passageiros do voo #AF66 Paris-Los Angeles vão lembrar por muito tempo do seu voo", tuitou Iskandar (@AlexBeaurepaire), com duas fotos de um motor sem proteção, com a cobertura e a parte dianteira arrancadas.

Os A380 da Air France têm motores GP7200, fabricados por duas empresas americanas associadas, a General Electric e a Pratt and Whitney.

A frota da Air France inclui dez Airbus A380, considerado o maior avião de passageiros do mundo.

Os pedidos pelo A380 caíram nos últimos anos, obrigando a Airbus a reduzir sua produção deste modelo. A partir de 2018, a empresa vai fabricar uma aeronave do modelo por mês, ante as 27 que fez em 2015.

im/fka/gm/jz/ll/mvv

AIR FRANCE-KLM