Escândalo da japonesa Kobe Steel afetou mais de 500 clientes
Tóquio, 13 Out 2017 (AFP) - A empresa japonesa do setor do aço Kobe Steel admitiu, nesta sexta-feira (13), que um escândalo de falsificação de dados atingiu cerca de 500 clientes, mais que o dobro do que havia sido anunciado anteriormente.
Mais de 30 consumidores estrangeiros foram afetados, inclusive Boeing, Airbus, General Motors, Tesla, a montadora alemã Daimler e francesa PSA (Peugeot Citroen), segundo o jornal econômico Nikkei.
No começo desta semana, a Kobe Steel admitiu ter falsificado dados de força e qualidade de uma série de produtos - e essa prática pode ter começado há uma década.
A companhia antes tinha admitido a falsificação de dados de qualidade dos produtos vendidos a cerca de 200 clientes.
"Combinados aos clientes anunciados anteriormente, vão totalizar 500 empresas", disse o executivo sênior da companhia Yoshihiko Katsukawa, em uma coletiva de imprensa.
"Por favor, deixem nos abstermos de nomear clientes específicos que foram afetados. Nós nos comunicados com nossos compradores e discutimos formas de confirmar a segurança" dos nossos produtos, acrescentou.
O CEO da terceira maior fabricante de aço do Japão insistiu, nesta sexta, que os produtos afetados não parecem oferecer riscos à segurança.
"Estamos decididos a tomar ações rápidas e apropriadas quando e se encontramos casos que gerem dúvidas sobre a segurança nos nossos produtos", garantiu Hiroya Kawasaki.
A crise marca um novo capítulo de uma série de escândalos de controle de qualidade e governança envolvendo grandes empresas japoneses nos últimos anos, destruindo a reputação da qualidade dos produtos do país.
kh-mis-hih/spm/jh/ll/mvv
KOBE STEEL
SUZUKI MOTOR
TOYOTA MOTOR
NISSAN MOTOR
HONDA MOTOR
Mais de 30 consumidores estrangeiros foram afetados, inclusive Boeing, Airbus, General Motors, Tesla, a montadora alemã Daimler e francesa PSA (Peugeot Citroen), segundo o jornal econômico Nikkei.
No começo desta semana, a Kobe Steel admitiu ter falsificado dados de força e qualidade de uma série de produtos - e essa prática pode ter começado há uma década.
A companhia antes tinha admitido a falsificação de dados de qualidade dos produtos vendidos a cerca de 200 clientes.
"Combinados aos clientes anunciados anteriormente, vão totalizar 500 empresas", disse o executivo sênior da companhia Yoshihiko Katsukawa, em uma coletiva de imprensa.
"Por favor, deixem nos abstermos de nomear clientes específicos que foram afetados. Nós nos comunicados com nossos compradores e discutimos formas de confirmar a segurança" dos nossos produtos, acrescentou.
O CEO da terceira maior fabricante de aço do Japão insistiu, nesta sexta, que os produtos afetados não parecem oferecer riscos à segurança.
"Estamos decididos a tomar ações rápidas e apropriadas quando e se encontramos casos que gerem dúvidas sobre a segurança nos nossos produtos", garantiu Hiroya Kawasaki.
A crise marca um novo capítulo de uma série de escândalos de controle de qualidade e governança envolvendo grandes empresas japoneses nos últimos anos, destruindo a reputação da qualidade dos produtos do país.
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SUZUKI MOTOR
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