ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Reino Unido busca se aproxima da China no projeto Belt and Road

15/12/2017 17h15

Pequim, 15 dez 2017 (AFP) - O Reino Unido está buscando uma "colaboração mais próxima" da China em seu projeto de infraestrutura Belt and Road, anunciou o primeiro-ministro Philip Hammond nesta sexta-feira (15) em Pequim, numa viagem em que deve assinar US$ 1,34 bilhão em negócios.

A China é um dos maiores parceiros comerciais da China, e a relação ganhou importância no planejamento do futuro econômico do Reino Unido fora da União Europeia.

O projeto de infraestrutura chinês Belt and Road busca reviver antigas rotas comerciais por meio de uma enorme rede ferroviária e marítima, com 1 trilhão de dólares em investimentos Ásia e na Europa.

"Eu tive o privilégio de representar o Reino Unido neste ano no primeiro fórum Belt and Road, e uma das coisas que vamos discutir hoje a noite e amanhã é a oportunidade de uma colaboração mais próxima na entrega das ambições da Iniciativa Belt and Road", afirmou Hammond no encontro com o premiê chinês Li Keqiang.

Li disse que os chineses estavam acompanhando o desenvolvimento da relação entre o Reino Unido e a UE "bem de perto".

"Acreditamos que não importa como a situação no Reino Unido e na Europa se desenvolva, a China vai continuar a esperar que haja um crescimento estável e sólido dos laços China-Reino Unido e das relações entre China e Europa", afirmou Li.

Mais Economia