ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

Statoil investe US$ 2,9 bilhões em campo da Petrobras

18/12/2017 22h02

Oslo, 19 dez 2017 (AFP) - A companhia do petróleo norueguesa, Statoil, anunciou nesta segunda-feira (18) que comprará uma participação de 25% no Roncador, um grande campo petrolífero na Bacia de Campos, por US$ 2,9 bilhões.

A transação com a Petrobras "quase triplica a produção da Statoil" no país, informou a empresa norueguesa em um comunicado.

O grupo já opera o campo de Peregrino e um bloco de petróleo, ambos na Bacia de Campos, e outro bloco offshore na Bacia de Santos.

O acordo aporta "uma produção de longo prazo ao nosso portfólio internacional, fortalecendo ainda mais a posição do Brasil como área estratégica para a Statoil", afirmou o presidente e diretor executivo da companhia, Eldar Saetre, em um comunicado.

A gigante de energia, que tem 67% de suas ações nas mãos do Estado norueguês, está aumentando os seus investimentos fora da Noruega para compensar o declínio da produção nacional e as pesquisas decepcionantes nas águas árticas do Mar de Barents.

Ativa no desenvolvimento, na produção e na exploração de petróleo no Brasil, a Statoil se autointitula como "um dos maiores produtores de petróleo" no território brasileiro.

O campo de Roncador é o maior campo de petróleo offshore descoberto no Brasil na década de 1990 e atualmente é o terceiro maior campo petrolífero da Petrobras, com reservas de 10 bilhões de barris de petróleo equivalente e reservas recuperáveis estimadas em 1 bilhão.

Em produção desde 1999, o campo Roncador produziu em novembro 240 mil barris de petróleo por dia e 40 mil barris de petróleo equivalente por dia de gás.

STATOIL

PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO

Mais Economia