IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Davos defende globalização à espera da chegada de Trump

23/01/2018 17h43

Davos, Suíça, 23 Jan 2018 (AFP) - Os primeiros-ministros de Índia e Canadá defenderam, nesta terça-feira (23) a globalização na abertura do Fórum Econômico de Davos, à espera da chegada de Donald Trump, cujos posicionamentos protecionistas prometem gerar debates.

"As forças do protecionismo estão levantando a cabeça frente à globalização", disse o indiano Narendra Modi na luxuosa estação suíça, onde a neve caiu intensamente nas últimas horas, provocando alguns atrasos.

Já o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, garantiu que, para evitar as críticas ao livre-comércio, "temos que colocar no centro as preocupações e o bem-estar de nossos cidadãos médios".

Trudeau também celebrou o avanço do acordo de livre-comércio Ásia-Pacífico (TPP), que inclui 11 países, e falou da negociação complexa do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), entre Canadá, México e Estados Unidos.

"Estamos trabalhando muito duro para assegurar que nosso vizinho do sul (Estados Unidos) reconheça o bem do Nafta", afirmou.

À espera da chegada de Donald Trump, maior destaque deste edição e conhecido por suas posições protecionistas e antiglobalização, Modi afirmou que "o isolamento não é uma solução", mas reconheceu que a globalização está perdendo seu encanto.

Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas aduaneiras sobre painéis importados da China, bem como máquinas de lavar industriais de alguns países asiáticos, confirmando os temores protecionistas que muitos denunciam em Davos.

Os líderes econômicos e políticos mundiais se reúnem neste ano em um clima de grande otimismo, apesar das enormes desigualdades denunciadas por ativistas e ONGs.

"As desigualdades estão fora de controle", disse à AFP a diretora da Oxfam, Winnie Byanyima. "Nossas economias recompensas a riqueza, e não o trabalho duro", afirmou.

A ONG avalia que 82% da riqueza planetária criada no ano passado acabou nas mãos do 1% mais rico, enquanto mulheres pobres são as que menos se beneficiaram do crescimento econômico, segundo informe publicado na segunda-feira.

O presidente francês Emmanuel Macron, a chanceler alemã Angela Merkel e o rei da Espanha Felipe VI estão entre os cerca de 2.500 delegados e 700 chefes de Estado e de governo que, neste ano, irão à estação suíça.

A América Latina também estará presente em peso, com os presidentes do Brasil, da Argentina, da Colômbia e do Panamá, entre outros.

Mas o mais esperado certamente é o mandatário americano, que chega na sexta-feira a Davos, após os republicanos e democratas americanos alcançarem um acordo provisório, nesta segunda-feira, que encerrou a paralisação orçamentária.

"A experiência me ensinou a nunca apostar contra os Estados Unidos", disse Tidjane Thiam, presidente de Credit Suisse.

Outros empresários, como o milionário Stephen Schwarzman, presidente do poderoso fundo de investimento Blackstone, comemoraram a reforma fiscal de Trump, que reduz de 35% para 21% o imposto sobre empresas.

Na segunda-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou o otimismo econômico reinante e elevou de 3,7% a 3,9% sua previsão de crescimento global para 2018.

A confiança também predomina entre os empresários: uma pesquisa publicada na segunda-feira pela auditoria PwC revela que o otimismo está em níveis recordes.

A pesquisa com 1.300 CEOs do mundo mostra que 57% deles acreditam que o crescimento se consolidará nos próximos 12 meses, um recorde desde 2012, quando começou a ser publicado o índice. A cifra está bem acima dos 29% do ano passado.

A semana será repleta de seminários de todo tipo, que abordam assuntos não apenas econômicos, mas também sociais e tecnológicos, como as consequências das "fake news", ou as implicações da inteligência artificial no mercado de trabalho. O lema central do evento é "Criando um futuro compartilhado em um mundo dividido".