IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

UE espera "esclarecimentos" sobre tarifas anunciadas pelos Estados Unidos

10/03/2018 09h09

Bruxelas, 10 Mar 2018 (AFP) - A União Europeia (UE) espera obter "esclarecimentos" depois que Washington anunciou a adoção de tarifas de importação para o aço e o alumínio, em uma primeira reunião em Bruxelas dos representantes comerciais da UE, Estados Unidos e Japão.

O encontro já estava agendado, antes do anúncio de quinta-feira do presidente americano Donald Trump, e a princípio abordaria os problemas vinculados ao excesso de capacidade do setor siderúrgico.

Leia também:

O representante americano do Comércio, Robert Lighthizer, deve se reunir como o ministro japonês da Economia, Hiroshige Seko, e a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmström.

Europeus e japoneses exigem uma isenção das novas tarifas - taxa de 25% para a importação do aço e 10% para o alumínio - e rejeitam a condição de um acordo sobre a segurança, como o imposto pelo presidente americano à Austrália.

O presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu Trump na sexta-feira contra as consequências de sua decisão.

"Tais medidas contra países aliados, que respeitam as regras do comércio mundial, não seriam eficazes para lutar contra as práticas desleais", afirmou.

A Europa responderá de forma clara e proporcional a qualquer prática infundada e contrária às regras do comércio mundial.

Emmanuel Macron

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki  Katainen, admitiu na sexta-feira que não espera ver tudo resolvido com esta reunião.

"Mas precisamos de esclarecimentos e iniciar um diálogo com os Estados Unidos, com o objetivo de evitar uma escalada para um conflito comercial global", disse.

"O modo como vai funcionar o processo de isenção não está muito claro. Mas eu espero que ninguém tenha a expectativa de que faremos concessões em questões comerciais", destacou Katainen.

Isto não é uma negociação comercial. Estamos falando de uma ação unilateral contra as regras internacionais. Queremos resolver antes que se transforme realmente em um problema.

Jyrki Katainen

Malmström disse esperar obter a confirmação de que a UE está isenta das tarifas.

Em caso contrário, a resposta será rápida.

Katainen mencionou que a UE está "pronta para utilizar, se necessário, medidas de reequilíbrio contra produtos americanos emblemáticos como jeans, motos de grande cilindrada ou manteiga de amendoim".

A estratégia do Executivo da UE também passa por adotar medidas de salvaguarda, para proteger a indústria europeia de um eventual desvio das exportações de terceiros países apontados por Washington, e por uma demanda na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Como é difícil encontrar um produto "Made In Brazil" no comércio local

UOL Notícias