Bolsas

Câmbio

Lagarde alerta que protecionismo atrapalha crescimento econômico

Washington, 15 Mar 2018 (AFP) - A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou dias antes da cúpula financeira do G-20 que o protecionismo pode comprometer a expansão econômica mundial.

"Apesar de o sol brilhar na economia mundial, há nuvens pesadas no horizonte", disse a dirigente em um post de blog publicado antes da cúpula financeira do G20, na próxima semana em Buenos Aires.

"A recuperação esperada para 2018 e 2019 vai ficar mais lenta", garantiu. "Isso complica as perspectivas a médio prazo para muitos países, especialmente para as economias avançadas", acrescentou, lembrando que o FMI revisou para cima em janeiro o crescimento dos dois próximos anos a 3,9%.

Os ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais se reuniram em Buenos Aires para, entre outras cosas, proteger o atual crescimento econômico e lutar contra as tensões comercias, o aumento recente da volatilidade nos mercados financeiros e as incertezas geopolíticas.

Lagarde enumerou uma lista de cinco prioridades para manter o ritmo de crescimento, e a primeira é "evitar o protecionismo".

"Os legisladores têm que trabalhar de forma construtiva para reduzir as barreiras alfandegárias sem recorrer a medidas excepcionais", acrescentou, pedindo para não aumentarem as medidas protecionistas.

"A história da economia mostra claramente que as guerras comerciais não são apenas prejudiciais ao crescimento mundial, mas causam prejuízos", lembrou Lagarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos