IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preocupações com oferta dominam mercado de petróleo

22/05/2018 17h31

Nova York, 22 Mai 2018 (AFP) - O petróleo teve queda em Nova York e alta em Londres, em um mercado sustentado pela inquietação com o futuro da produção na Venezuela e no Irã.

No mercado londrino, o Brent do Mar do Norte para entrega em julho subiu a 79,57 dólares ao ganhar 35 centavos. Durante a sessão, chegou a valer 80,49 dólares.

Contudo, em Nova York, o barril de "light sweet crude" (WTI) para junho perdeu 11 centavos, a 72,13 dólares. Nas operações chegou a valer 72,83 dólares - seu melhor preço desde novembro de 2014.

"Os preços fecham quase inalterados, mas não se deve esquecer de que estão em um nível elevado devido às inquietações pela oferta" no mercado mundial, disse Bart Melek da TD Securities.

"Dadas as ameças de sanções (dos Estados Unidos ao Irã), novas empresas podem anunciar sua saída" do país, grande produtor de petróleo, disseram analistas do Commerzbank.

A francesa Total já avisou que desistirá de um projeto de gás no Irã a não ser que os Estados Unidos evitem sanções.

A situação da Venezuela também chama a atenção do mercado.

"Pouco importa ter sanções americanas ou não. A Venezuela pode por si mesma acabar com seu setor de hidrocarbonetos", disse o analista David citado pela agência Bloomberg.

pn-ktr-jum/alb/gm/ll

IntercontinentalExchange

TOTAL