IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump considera tarifas de 25% a carros importados, diz imprensa

23/05/2018 18h51

Washington, 23 Mai 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos Donald Trump analisa impor tarifas a carros importados invocando motivos de segurança nacional, como fez com o aço e o alumínio, noticiou nesta quarta-feira (23) o jornal The Wall Street Journal.

A Casa Branca considera lançar uma investigação, denominada Section 232, para o comércio de carros, segundo a reportagem. Ela daria sustento legal para impor tarifas se o Departamento de Comércio considerar que essas importações ameaçam a segurança nacional dos Estados Unidos.

Em alguns tuítes, Trump deu sinais vagos sobre seus planos.

"Em breve teremos grandes notícias para nossos grandes trabalhadores da indústria automobilística", tuitou. "Após muitas décadas perdendo empregos para outros países, vocês esperaram demais", acrescentou.

Em outro tuíte sobre as negociações comerciais com a China, ele disse que embora esses diálogos estejam caminhando bem, "no fim, provavelmente teremos que usar uma estrutura diferente".

Trump já questionou as tarifas elevadas da China aos carros importados. Em negociações recentes, o presidente chinês Xi Jinping ofereceu reduzir a 15% a atual taxa de importação de 25%.