IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA apresenta queixa contra Canadá na OMC por entraves a seus vinhos

25/05/2018 17h35

Washington, 25 Mai 2018 (AFP) - Os Estados Unidos apresentaram, nesta sexta-feira (25), uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) por entraves à entrada de vinho americano em uma das províncias de seu vizinho do norte.

O representante comercial americano (USTR), Robert Lighthizer, disse que seu país apresentou o caso depois que a disputa não foi resolvida no ano passado.

Lighthizer citou as regulamentações "discriminatórias" e "inaceitáveis" na província de Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, que excluem todos os vinhos importados das gôndolas de mercados, permitindo sua venda apenas em um estande dentro da loja.

"O Canadá é um mercado importante para os vinicultores americanos", disse Lighthizer em um comunicado. "A discriminação contra o vinho americano é injusta e não pode ser tolerada por mais tempo", acrescentou.

Os dois países trocaram uma série de queixas comerciais sobre madeira, papel, aviões e tarifas antidumping dos Estados Unidos - além de negociarem com o México para renovar o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

Em 2017, as exportações de vinho dos Estados Unidos para Colúmbia Britânica totalizaram 56 milhões de dólares, com participação de 10% no mercado. Mas a mudança de regras em abril de 2015 limita a escolha dos consumidores canadenses e aumenta os custos, afirmou Lighthizer.