PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

UE pede 'esforço considerável' ao Mercosul antes das novas negociações

29/05/2018 11h24

Bruxelas, 29 Mai 2018 (AFP) - A Comissão Europeia pediu nesta terça-feira "um esforço considerável" aos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) para desbloquear as discussões em vista de um acordo comercial ambicioso, uma semana antes do início de uma nova rodada de negociações.

"Ainda há muito trabalho a ser feito sobre as questões que estão em suspenso. Isso exigirá um esforço considerável por parte de nossos parceiros do Mercosul", disse um porta-voz da Comissão.

As equipes de negociação da União Europeia e do Mercosul se reunirão em Montevidéu de 4 a 8 de junho, após várias semanas de bloqueio devido à questão do setor automobilístico.

Nesta nova rodada, além de abordar a questão dos automóveis, Bruxelas também quer lidar com indicações geográficas, transporte marítimo e produtos lácteos.

"No momento não podemos pré-julgar os resultados" das negociações, explicou o porta-voz da Comissão.

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai iniciaram suas negociações com a UE há quase 20 anos para conseguir um acordo de livre comércio que, após estar à beira da extinção entre 2004 e 2010, ganhou impulso com a chegada em 2017 do presidente americano Donald Trump à Casa Branca.