IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Enel aumenta oferta pela Eletropaulo

31/05/2018 07h28

Milão, 31 Mai 2018 (AFP) - O grupo italiano Enel superou a espanhola Iberdrola ao oferecer 7,567 bilhões de reais (2 bilhões de dólares) para comprar a distribuidora Eletropaulo.

Caso a proposta seja concretizada, a oferta fará da Enel a "maior operadora" de energia no Brasil, país em que o grupo investiu principalmente nas redes elétricas e nas energias renováveis.

Depois de várias tentativas, o grupo italiano, que estava na "disputa" por meio da filial Enel Brasil Investimentos Sudeste, voltou a aumentar sua oferta, que subiu a 45,22 reais por ação. Em abril, o último preço anunciado foi de 32,2 reais por ação.

A filial brasileira da Iberdrola, Neonergia, ofereceu 39,53 reais por ação, de acordo com um comunicado da Eletropaulo.

Segundo o texto, em virtude da legislação brasileira, "apenas a oferta da Enel será registrada no leilão de 4 de junho e os participantes não poderão aumentar o preço".

O grupo italiano explicou que a oferta poderá ser concluída se conseguir controlar mais de 50% do capital da Eletropaulo.

Se adquirir 100% da distribuidora, a Enel pagará 7,567 bilhões de reais, o que representa quase 2 bilhões de dólares no câmbio atual.

Ao valor seria adicionado um aumento de capital de pelo menos 1,5 bilhão de reais (quase 400 milhões de dólares).

A Enel destacou que a compra da Eletropaulo, empresa privatizada em 1998, permitiria somar 7 milhões de clientes no Brasil a sua carteira que já possui 10 milhões de clientes.

Há mais de dois meses Enel e Iberdrola disputam o controle da Eletropaulo.

cco/ljm/pa/pb

IBERDROLA

ENEL