IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fox aumenta sua oferta para comprar Sky

11/07/2018 15h13

Londres, 11 Jul 2018 (AFP) - A 21st Century Fox, do magnata Rupert Murdoch, aumentou nesta quarta-feira (11) a sua oferta para comprar a Sky, um novo episódio em uma guerra para adquirir a emissora britânica que agita o setor de mídia dos dois lados do Atlântico.

Em um comunicado publicado nesta quarta-feira na Bolsa de Londres, a Fox, que já é a principal acionista da Sky com 39% dos papéis, anunciou o aumento de sua oferta, de 10,75 libras por ação a 14 libras, a fim de ficar com os 61% restantes.

O anúncio eleva o valor da Sky a 24,5 bilhões de libras. Em 25 de abril, a Comcast, outra gigante americana do setor, ofereceu 22 bilhões de libras pela britânica.

De acordo com a Fox, sua nova oferta tem o apoio do chamado "comitê independente" da Sky, que não inclui membros próximos de Murdoch.

A oferta precisa da aprovação dos demais acionistas e das autoridades britânicas de concorrência, que há meses estudam a questão.

O governo de Londres está preocupado com as consequências da operação sobre a pluralidade da mídia no Reino Unido, onde Murdoch já tem dois jornais de grande tiragem, The Sun e The Times.

Para aliviar a preocupação, a 21st Century Fox propôs algumas soluções, como vender uma das emissoras da Sky, a Sky News, à americana Disney ou a outro comprador.

Segundo George Salmon, analista da Hargreaves Lansdown, a oferta da Fox é "um pouco inferior ao antecipado por alguns". "Há muitas possibilidades de que a Comcast contra-ataque, o que explica o fato de as ações continuarem sendo vendidas a um nível superior à oferta" da Fox, acrescentou.

A transação se complica porque, nos Estados Unidos, Disney e Comcast disputam para comprar uma parte importante da Fox.

pn/oaa/pc/age/ll/cb

21ST CENTURY FOX

SKY

COMCAST

THE WALT DISNEY COMPANY

Spotify

LONDON STOCK EXCHANGE GROUP PLC

DREAMWORKS ANIMATION SKG