ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA confia em aprovação de Nafta sem Canadá

27/09/2018 13h58

Washington, 27 Set 2018 (AFP) - O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, afirmou nesta quinta-feira (27) estar confiante de que o Congresso aprovará um novo acordo comercial com o México, mesmo que sem o Canadá.

Ele disse esperar, porém, que Washington e Ottawa consigam alcançar um acordo.

"Espero que sim. Temos uma relação comercial importante com o Canadá", afirmou Mnuchin em um fórum, embora tenha se recusado a dar datas.

A equipe comercial do presidente americano, Donald Trump, alcançou um acordo com o México, mas ainda precisa superar diferenças com o Canadá na revisão do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

A Casa Branca disse que pretende assinar o acordo com o México até 1º de dezembro, quando o novo governo toma posse na Cidade do México.

Isso significa que o governo deve submeter o texto do acordo ao Congresso até esta sexta-feira.

No entanto, alguns legisladores americanos dizem que a Casa Branca não pode substituir um pacto comercial de três nações por um só com o México.

Mas Mnuchin afirmou que, no caso de não haver acordo com o Canadá, "estou confiante de que o Congresso aprovará" o "grande acordo" com o México.

Mais Economia