IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump ataca Fed e se diz 'infeliz' com Powell

27/11/2018 21h32

Washington, 27 Nov 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar nesta terça-feira o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ao declarar que "não está feliz" por tê-lo colocado no cargo.

Desde que Powell assumiu, em fevereiro, o Fed já elevou em três ocasiões as taxas de juros e Trump declarou ao jornal The Washington Post que a entidade está "muito equivocada" em suas decisões.

"Está cometendo um erro porque tenho esta intuição, e minha intuição muitas vezes me diz o que o cérebro de ninguém é capaz de me dizer".

Apesar de nomeá-lo para o Fed, Trump tem atacado Powell com frequência pela elevação das taxas de juros que, para o presidente, prejudicam seus estímulos ao crecimento econômico dos Estados Unidos.

"Estou fazendo acordos mas não sou acompanhado pelo Fed", declarou Trump.

A maioria dos analistas espera que na próxima reunião do Fed, em dezembro, haja uma quarta elevação das taxas de juros, para conter a inflação em um sólido mercado de trabalho, onde a taxa de desemprego está em apenas 3,7%.

Powell e os demais integrantes do Fed têm ignorado os ataques de Trump e afirmado que a política não influenciará suas decisões.