IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do petróleo despenca em Londres e Nova York

20/12/2018 20h31

Nova York, 20 dez 2018 (AFP) - O petróleo fechou em baixa nesta quinta-feira, após um dia de descanso nos mercados de ações.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro despencou 2,29 dólares, a 45,88 dólares, seu nível mais baixo desde julho de 2017. Ele caiu 40% desde o começo de outubro.

Já o barril de Brent do Mar do Norte para fevereiro custava 54,48 dólares na Bolsa Intercontinental de Londres (ICE), uma queda de 2,76 dólares.

"Já sabíamos que a oferta de petróleo no mercado mundial era abundante com a produção dos três grandes gigantes que são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia em níveis recorde", garantiu Robert Yawger da consultoria Mizuho.

"Mas, agora, à medida que os mercados de ações estão caindo, também sentimos que a demanda cairá, já que as pessoas não terão tanto dinheiro", explicou.

"A situação não é boa, os investidores saem em massa do mercado ou apostam em uma queda", disse o especialista.

O barril de WTI recuou 6,6% e o de Brent 5,6% nesta terça, mas os preços se recuperaram na quarta graças a uma forte queda nas reservas de produtos destilados nos Estados Unidos.

jum/alb/nas/lb/yow/mps/llu/ll