IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo cai diante de dados comerciais decepcionantes da China

14/01/2019 19h37

Nova York, 14 Jan 2019 (AFP) - O petróleo fechou em baixa nesta segunda-feira, com a tendência à alta foi freada por dados decepcionantes das exportações chinesas.

O barril de Brent do Mar do Norte para março caiu 1,49 dólar, a 58,99, no mercado de Londres, enquanto em Nova York o barril de "light sweet crude" (WTI) para fevereiro perdeu 1,08 dólar, a 50,51.

Os preços foram afetados pelo anúncio de uma queda de 16% do superávit comercial da China em 2018, retomando temores de uma desaceleração do crescimento econômico mundial.

O gigante asiático deve manter sua liderança no comércio mundial, mas esses dados "pesam sobre os preços e alimentam o nervosismo com uma desaceleração da economia da China e do mundo", afirmaram analistas do Commerzbank.

Phil Flynn, da Price Futures Group, citou também como elemento de perturbação a queda de 1,7% da atividade industrial na zona do euro.

"Isso também desperta a questão de saber se as medidas de ajuda à economia anunciadas recentemente (por Pequim) serão suficientes para conter uma desaceleração maior", disse.

js-jum/alb/bh/gm/ll