Trabalho nos países ricos cada vez menos remunerado em relação ao capital
Paris, 17 Jan 2019 (AFP) - A distribuição da riqueza nos países ricos tende mais e mais a recompensar o capital em detrimento do trabalho, exceto no Reino Unido e na França, de acordo com um estudo do governo francês publicado nesta quinta-feira com dados de 1994 a 2015.
Essa evolução é explicada, em parte, pelo progresso técnico e pela automação e pelo aumento moderado dos salários reais, segundo o estudo publicado pela direção geral do Tesouro do ministério da Economia francês.
As situações variam de acordo com os países. Na França, o valor agregado que vai para o trabalho aumentou em 0,6 ponto percentual em 21 anos. Na Alemanha, pelo contrário, diminuiu 2,9 pontos, enquanto a parte destinada ao capital aumentou 1,6 pontos (contra a queda de 0,4 na França).
O Reino Unido é uma exceção, de acordo com o estudo, com um aumento de 4,6 pontos para o trabalho e uma queda de 5,8 pontos para o capital.
Nos Estados Unidos, pelo contrário, a participação do capital avançou 6,4 pontos, enquanto a do trabalho caiu 2,7 pontos.
boc/soe/lp/pc/ra/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.