IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Coca-Cola e Pepsi prometem 'grandes progressos' para reduzir plásticos

24/01/2019 20h12

Davos, Suíça, 24 Jan 2019 (AFP) - Os responsáveis da Coca-Cola e da Pepsico prometeram, nesta quinta-feira (24), em Davos, "enormes progressos" antes de 2030 para reduzir os resíduos plásticos que afetam a fauna e poluem os oceanos.

James Quincey, da Coca-Cola, e Ramon Laguarta, da Pepsi, que poucas vezes comparecem juntos, participaram em um debate sobre a "Transformação da economia do plástico", um tema recorrente esta semana no Fórum Econômico Mundial (WEF) de Davos.

As duas marcas fazem parte da chamada Alliance to End Plastic Waste, anunciada em janeiro e que reúne cerca de 30 multinacionais.

"Podemos reduzir a quantidade de plástico no sistema, ao mesmo tempo em nosso setor de bebidas e de alimentação", disse o presidente da Pepsico, Ramon Laguarta.

"Sou otimista, antes de 2030 não teremos resolvido completamente o problema mas teremos feito grandes progressos", afirmou respondendo a uma pergunta sobre a possibilidade de resolver o problema em dez anos.

O presidente da Coca-Cola, James Quincey, também se comprometeu com este objetivo e ressaltou que em alguns países, como México ou África do Sul, a proporção de garrafas recicladas passou de 10% a 70%.

No entanto, nenhuma das duas companhias planeja reduzir drasticamente o uso do plástico, como pedem alguns defensores do meio ambiente.

"Temos que recuperar as garrafas" de plástico para reciclá-las e criar uma economia circular, disse Quincey, que aposta na "inovação" para criar materiais mais ecológicos.

mw/pc/pb/db/mvv