IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Airbus detecta ciberataque em sua divisão de aviões comerciais

30/01/2019 19h28

Paris, 30 Jan 2019 (AFP) - O grupo aeronáutico europeu Airbus anunciou nesta quarta-feira que detectou uma intrusão cibernética no sistema informático de sua divisão de aviões comerciais.

O grupo "detectou um ciberincidente nos sistemas de informação da Airbus Commercial Aircrat, o que resultou em um acesso não autorizado aos dados. Não houve nenhum impacto nas operações comerciais da Airbus", explicou o texto.

A Airbus afirmou que "os especialistas estão investigando em profundidade este incidente e empreenderam imediatamente as ações necessárias para reforçar as medidas de segurança existentes".

"Sabemos que alguns dados são de caráter pessoal. Trata-se principalmente de informação de contato profissional e detalhes de identificação "IT" [informática} de alguns funcionários da Airbus na Europa".

"A Airbus está em contacto com as autoridades reguladoras pertinentes e com as autoridades de proteção de dados conforme a regulação geral de proteção de dados (General Data Protection Regulation, GDPR)", acrescentou o comunicado.

O GDPR, uma regulamentação europeia que entrou em vigor no final de maio, obriga as empresas vítimas de uma intrusão ou ciberataque a alertar, nas 48 horas seguintes após a descoberta de uma fuga de dados pessoais, autoridades e pessoas afetadas.

A Airbus teve um volume de negócios de 59 bilhões de euros em 2017, emprega cerca de 130.000 pessoas no mundo e está presente no setor de aviões de linha, defesa, indústria espacial e helicópteros.

soe-els/jz/cc

AIRBUS GROUP