IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

MWC começa em Barcelona com olhares voltados para o 5G

25/02/2019 07h24

Barcelona, 25 Fev 2019 (AFP) - O 'Mobile World Congress' (MWC), o grande evento anual da indústria de telecomunicações, abriu as portas nesta segunda-feira para quarto dias consagrados às novidades da telefonia celular, começando com a muito aguardada tecnologia 5G.

Organizado pela Associação Mundial de Operadoras (GSMA), o MWC, referência mundial do setor, porém mais voltado para os profissionais que a Consumer Electronic Show (CES) de Las Vegas, deve reunir este ano mais de 100.000 visitantes e 2.000 expositores.

Muitas operadoras, provedores de redes, empresas de segurança cibernética e companhias emergentes de quase 200 países aproveitarão os quatro dias para debater sobre a quinta geração da telefonia móvel (5G), mas também sobre a proteção da privacidade, a inteligência artificial ou os futuros serviços oferecidos ao consumidor.

Símbolo das esperanças da indústria, sobretudo as relacionadas à rede 5G, o MWC terá discursos de representantes de setores diversos, como as montadoras de automóveis ou os serviços on-line.

Várias instituições também marcam presença, da ONU ao Comitê Olímpico Internacional, passando pela União Europeia e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, o que demonstra o espaço central ocupado pelos telefones celulares em vários aspectos da vida cotidiana.

O setor do entretenimento também terá seu espaço, incluindo executivos da Niantic, criadora do jogo Pokémon Go, ou do Universal Music Group.

No domingo, muitos fabricantes de telefones celulares apresentaram seus novos aparelhos, como o primeiro smartphone dobrável da Huawei e vários aparelhos compatíveis com as futuras redes 5G.

A americana Apple, tradicionalmente ausente do evento em Barcelona, e a sul-coreana Samsung, que antecipou a apresentação de seu modelo mais recente para quarta-feira, foram a exceções.

O MWC terminará no dia 28 de fevereiro.

els/dbh/mg/ra/fp

APPLE INC.

SAMSUNG ELECTRONICS